I Encontro do Mel e da Broa foi um êxito

melebroa1O I Encontro do Mel e da Broa, promovido pelo município de Mondim de Basto, revelou-se um importante meio de divulgação e promoção dos produtos que têm marcado a tradição gastronómica do concelho.

Durante os três dias do Encontro, estiveram representados mais de 30 produtores de mel e broa do concelho, que proporcionaram aos visitantes momentos únicos de degustação e partilha de saberes.

Na sessão de inauguração do certame, o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, mostrou-se empenhado em manter os usos e costumes da região, justificando que "a realização deste Encontro pretende valorizar os produtos genuínos que ainda possuímos e que são uma marca das nossas gentes, dos nossos usos e costumes. No caso concreto do Mel, acreditamos que ele poderá a curto prazo recuperar alguma da importância que já teve no concelho. Num tempo onde muito se fala de sustentabilidade, Mondim pode, e deve, voltar a olhar para o Mel, e todos os seus sub-produtos, como uma óptima oportunidade de negócio. Acresce ainda, todo o património etnográfico e arqueológico associado, ao qual daremos especial atenção nos próximos tempos. Serão factores de atracção turística com toda a certeza".

O Director Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Manuel Graça, e o Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, que também presidiram à sessão, incentivaram e elogiaram a aposta neste tipo de eventos, como forma de promoção das tradições locais.

A animação destes dias esteve a cargo do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho, do grupo de Gaiteiros "A Trouxa Mouxa" e da Banda Filarmónica de Mateus.

Do programa de animação destaca-se ainda as jornadas temáticas dirigidas para o público escolar, as jornadas técnicas para apicultores e o concurso que premiou os três meles mais apreciados pelo júri, composto por membros da Direcção Regional de Agricultura.

A exposição alusiva às silhas do concelho, que esteve em exibição no recinto do Encontro do Mel e da Broa e a visita às silhas das freguesias de Ermelo e Pardelhas, permitiram, ao mesmo tempo, marcar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se comemorou a 18 de Abril.

melebroa3 ICON-MAIS-FOTOS