I Encontro do Mel e da Broa foi um êxito

melebroa1O I Encontro do Mel e da Broa, promovido pelo município de Mondim de Basto, revelou-se um importante meio de divulgação e promoção dos produtos que têm marcado a tradição gastronómica do concelho.


Durante os três dias do Encontro, estiveram representados mais de 30 produtores de mel e broa do concelho, que proporcionaram aos visitantes momentos únicos de degustação e partilha de saberes.

Na sessão de inauguração do certame, o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, mostrou-se empenhado em manter os usos e costumes da região, justificando que "a realização deste Encontro pretende valorizar os produtos genuínos que ainda possuímos e que são uma marca das nossas gentes, dos nossos usos e costumes. No caso concreto do Mel, acreditamos que ele poderá a curto prazo recuperar alguma da importância que já teve no concelho. Num tempo onde muito se fala de sustentabilidade, Mondim pode, e deve, voltar a olhar para o Mel, e todos os seus sub-produtos, como uma óptima oportunidade de negócio. Acresce ainda, todo o património etnográfico e arqueológico associado, ao qual daremos especial atenção nos próximos tempos. Serão factores de atracção turística com toda a certeza".

O Director Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Manuel Graça, e o Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, que também presidiram à sessão, incentivaram e elogiaram a aposta neste tipo de eventos, como forma de promoção das tradições locais.

A animação destes dias esteve a cargo do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho, do grupo de Gaiteiros "A Trouxa Mouxa" e da Banda Filarmónica de Mateus.

Do programa de animação destaca-se ainda as jornadas temáticas dirigidas para o público escolar, as jornadas técnicas para apicultores e o concurso que premiou os três meles mais apreciados pelo júri, composto por membros da Direcção Regional de Agricultura.

A exposição alusiva às silhas do concelho, que esteve em exibição no recinto do Encontro do Mel e da Broa e a visita às silhas das freguesias de Ermelo e Pardelhas, permitiram, ao mesmo tempo, marcar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se comemorou a 18 de Abril.

melebroa3 ICON-MAIS-FOTOS

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Doce Mel Inscrições
Romeiros Inscrições

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão