Projecto de Regeneração Urbana aprovado em reunião de Câmara

nucleo_historicoA Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, na última reunião de 12 de Abril, os projectos de execução que integram o Programa de Acção para a "Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e da Vila de Mondim de Basto".

Esta candidatura surgiu inicialmente na sequência do trabalho produzido no âmbito do Plano de Pormenor e Salvaguarda para o Núcleo Histórico, tendo sido depois alargada ao Centro Urbano da Vila de Mondim de Basto.

O Programa de Acção deste projecto inclui duas grandes operações: a primeira, essencialmente dirigida aos Espaços Públicos do Núcleo Histórico, com intervenção ao nível da modernização de infra-estruturas, melhoria do ambiente urbano, qualificação de espaços verdes, melhoria generalizada das acessibilidades e reabilitação de um pequeno equipamento público. A segunda, incide na renovação e modernização da Estrutura de Mobilidade do Centro da Vila, visando maiores níveis de conforto e segurança, a melhoria da qualidade visual da paisagem urbana, a melhoria da acessibilidade e mobilidade viária e pedonal e uma maior eficiência e sustentabilidade energética das infra-estruturas urbanas da Vila.

Os projectos executados incluem intervenção ao nível da qualificação do espaço público, designadamente na repavimentação da rede viária, criação de estacionamento, supressão de barreiras arquitectónicas, melhoria da iluminação pública, renovação da sinalização e marcas rodoviárias e correcção geométrica de intercepções viárias (rotundas e cruzamentos). A criação de sinalética institucional e turística e a aquisição de mobiliário urbano para dotação de espaços públicos existentes ou reabilitados será incluída nesta iniciativa.

Estão ainda previstas obras de reabilitação da Casa da Eira e da sua área envolvente, que integrará os edifícios dos Paços do Concelho; a renovação das placas toponímicas do Núcleo Histórico e a criação de uma galeria cultural ao ar livre.

O projecto de Regeneração Urbana das operações Núcleo Histórico e Vila de Mondim de Basto está orçado em cerca de € 2.800.000,00, sendo de execução financeira municipal, com 70% deste valor comparticipado pelo QREN.