Ações de Fogo Controlado

Município realiza ações de fogo controlado para prevenir grandes incêndios

O Município de Mondim de Basto tem vindo a realizar várias ações de fogo controlado, de forma planeada e segura, com o objetivo de prevenir grandes incêndios rurais, incentivar a renovação de pastagens para o pastoreio extensivo e melhorar os ecossistemas e habitats de várias espécies.

Estas ações têm vindo a ser executadas com a colaboração do Secretariado de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e os Sapadores Florestais do concelho.

Até à data, cerca de 40 hectares já foram executados, nas freguesias com território de montanha e cultura de pastoreio extensivo, como o Bilhó, a União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas e a União de Freguesias de Campanhó e Paradança.

O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, explica tratar-se de “ações importantes para a gestão de combustível e a renovação das áreas de pastagem, que devem ser planeadas e realizadas com os meios técnicos apropriados”.

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações