A 5.ª ação formativa do curso Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem realizou-se no dia 22 de março, em Campanhó, e abordou o tema "A importância do lobo no ecossistema e na gestão da exploração".
Além da componente teórica, exposta por Sílvia Ribeiro e Gonçalo Brotas, esta sessão integrou ainda uma visita de campo, com visita a uma exploração pecuária.
O curso Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem encontra-se a ser promovido pelo Município de Mondim de Basto em conjunto com a Associação Terra Maronesa - Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável, e conta ainda com o apoio da Finerge.
Está dividido em oito sessões temáticas, que decorrem num sábado por mês até junho.
O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, tem acompanhado o desenvolvimento destas sessões formativas, “que têm tido bom acolhimento por parte dos profissionais de diferentes áreas, o que demonstra o grande potencial que o setor da pecuária e da pastorícia pode empreender no nosso território”.