I Encontro do Mel e da Broa de 16 a 18 de Abril

O Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Dr. António Joaquim Vieira Ramalho, vai inaugurar o I Encontro do Mel e da Broa, que se realiza em Mondim de Basto, de 16 a 18 de Abril.

O Jardim da Praça 9 de Abril será o palco de venda e de exposição destes produtos que têm marcado a tradição gastronómica do concelho.

Do programa de animação destes dias destaca-se, na tarde de 16 de Abril, as jornadas temáticas dirigidas para o público escolar, onde serão apresentados dois painéis: o primeiro subordinado ao tema "O mel em Mondim de Basto desde a Idade Média", da responsabilidade do arqueólogo do município; e um segundo painel relacionado com a temática da alimentação "Comer saudável para crescer saudável: o mel e a broa".

No dia 17, um júri composto por membros da Direcção Regional de Agricultura, seleccionará os meles mais apreciados durante o concurso, que terá início a partir das 16:30 horas. A animação musical estará, neste dia, a cargo do grupo de Gaiteiros "A Trouxa Mouxa".

O percurso pedestre pelas Silhas do concelho, programado para as 14:00 horas do dia 18 de Abril e a actuação da Banda Filarmónica de Mateus, encerrarão as actividades deste Encontro.

Promover e preservar a genuinidade do mel e da broa caseira confeccionada pelos produtores de Mondim de Basto, são os principais objectivos do evento.