A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, deslocou-se esta tarde a Mondim de Basto onde presidiu à cerimónia de apresentação do programa Radar Social.
O programa Radar Social de Mondim de Basto está a ser executado com o apoio do PRR, numa contribuição que ascende aos 169.302,59€ e tem como objetivo referenciar e orientar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
A apresentação deste projeto decorreu no Auditório do Favo das Artes – Casa da Cultura e contou com a presença de representantes de entidades parceiras locais e regionais, como é o caso das IPSS’s, da Segurança Social ou do IEFP.
Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, destacou o compromisso da autarquia de “colocar os Mondinenses no centro da nossa ação política” e de criar condições para “garantir a melhor qualidade de vida a toda a nossa comunidade”.
O autarca nomeou um conjunto de projetos que se encontram a ser desenvolvidos na área social e que definiu como “projetos de proximidade, de orientação e de apoio àqueles que querem permanecer no nosso território e que querem participar no desenvolvimento do nosso concelho”.
O projeto Radar Social é, para o autarca Mondinense “mais um mecanismo de apoio, assente nas pessoas e nas famílias, que vai estar no terreno no atendimento e acompanhamento social”.
A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão elogiou a dinâmica de apoio social desenvolvida no concelho, tendo destacado a importância da atuação conjunta das entidades com responsabilidades nas áreas do trabalho, da solidariedade e da segurança social.
À equipa do Radar Social agora constituída, desejou sucesso para a sua intervenção no fortalecimento das redes de apoio do concelho de Mondim de Basto.
Esta cerimónia ficou, ainda, marcada por um momento cultural protagonizado pelos utentes da ASAD – Associação Social de Apoio à Deficiência, que se associaram à iniciativa.