Ao final da manhã da passada quarta-feira, a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, visitou o local onde será construída a nova creche no concelho de Mondim de Basto. A obra, que está prevista iniciar nos próximos meses, visa aumentar a oferta de espaços educativos para crianças, respondendo assim às necessidades da comunidade local.
Durante a visita, Clara Marques Mendes destacou a importância do investimento em infraestruturas de apoio à infância, frisando que “a criação de mais lugares em creches é uma prioridade do Governo, que tem trabalhado de perto com os municípios para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida”.
O novo equipamento, que será inserido no terreno do Centro Escolar Mondim Oeste, contará com a capacidade para atender cerca de 80 crianças, oferecendo espaços modernos e adaptados às necessidades pedagógicas e de bem-estar infantil. A obra inclui salas de atividades, zonas de recreio e espaços de apoio à aprendizagem.
Este projeto surge como uma resposta da Câmara Municipal de Mondim de Basto a um problema crescente no concelho: a escassez de lugares em creches já existentes. Nos últimos anos, a natalidade no concelho tem registado um aumento significativo, o que tem provocado uma procura maior por lugares em instituições de educação infantil. Face a este cenário, a construção da nova creche surge como uma medida necessária para assegurar que todas as crianças tenham acesso a cuidados de qualidade desde os primeiros anos de vida.
O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, que está ciente da necessidade de adaptação à realidade demográfica, adiantou que “o Município tem trabalhado ativamente para garantir que os recursos educativos acompanhem o crescimento da população jovem” acrescentado que “a nova infraestrutura será, assim, uma importante mais-valia e suporte para as famílias locais”.
No final da visita ao local da nova creche, a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão manifestou o seu apoio à iniciativa, garantindo que o Governo continuará a apoiar os municípios na implementação de projetos que promovam a inclusão social e o bem-estar das crianças e respetivas famílias.