Na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a Vereadora do Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Carla Silva, procedeu à formalização de um protocolo com a Procuradoria da República da Comarca de Vila Real, que visa a constituição de uma "Bolsa de Acompanhantes de Maior Acompanhado".
A constituição desta "Bolsa de Acompanhantes de Maior Acompanhado" tem como objetivo responder a situações em que o beneficiário, não institucionalizado, não tem quem possa ser designado para acompanhante, nomeadamente um familiar que possa assumir essas funções.
Através deste protocolo, o Município de Mondim de Basto compromete-se a constituir uma lista de possíveis acompanhantes a nomear, para integrar a "Bolsa de Acompanhantes de Maior Acompanhado" da Comarca/Distrito de Vila Real.
O acompanhante nomeado deve privilegiar o bem-estar e a recuperação do acompanhado, numa situação concreta, exigindo-se que mantenha um contacto atento e permanente com o acompanhado.
Como explica a Vereadora, Carla Silva, “este estatuto de acompanhante visa suprir situações muito específicas, nomeadamente junto de pessoas mais idosas que não têm um familiar que possa assumir essas funções”. E adianta que “o exercício das funções de acompanhante é de caráter gratuito e baseia-se apenas em pressupostos de índole social e solidária”.