Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão
LEILÃO DAS CARNES | 25 FEVEREIRO
O melhor fumeiro é o nosso. Venha conhecer!
VIVER EM IGUALDADE
Município de Excelência para viver em igualdade
Levadas do Alvão
Movidas pela paixão

 

Municipio
Balcão Único
SERVICOS ONLINE
PLANEAMENTO
TURISMO
VIVER

 

Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa - (PMDAE)

Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa - (PMDAE)

Município de Mondim de Basto está a implementar o “Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” através do investimento em equipamentos e formação.

O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa pretende construir uma rede de operacionais formados e certificados, munidos de um equipamento DAE, com capacidade de dar resposta às situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) na sua proximidade.

Nesta primeira fase do programa, e já no ativo, encontram-se os primeiros cinco DAE instalados na Praça do Município, no Estádio do Atei FC, no Centro Escolar de Mondim Oeste, no Pavilhão Gimnodesportivo e também na Viatura do Serviço Municipal de Proteção Civil. Estes juntam-se, a um outro já fornecido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.

O Município facultou formação em Desfibrilhação Automática Externa a trinta colaboradores, e assumiu o compromisso de alargar esta formação a outros colaboradores, a associações desportivas e IPSS´s do concelho.

Ainda no âmbito da formação, o Município vai proporcionar a todos os alunos do 11º Ano do Agrupamento de Escola EB 2,3/S Mondim de Basto uma formação certificada pelo INEM.

As doenças cardiovasculares constituem um dos principais problemas de saúde na sociedade e a evidência empírica permite afirmar que metade dos casos de paragem cardiorrespiratória não chegam com vida às unidades hospitalares, sendo muitas vezes a morte súbita, a primeira manifestação dessa doença.

A rapidez na atuação é de primordial importância, pois aumenta a probabilidade de sucesso na recuperação do batimento cardíaco e diminui a probabilidade de danos irreversíveis a nível cerebral. Agregado à execução de corretas manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), a desfibrilhação precoce, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

 

DEST-ATAS-REUNIOES
DEST-DIA-DEFESA-NACIONAL
Consulta Pública
BUPi
Participa
Hasta Pública

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações