Município de Mondim de Basto está a implementar o “Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” através do investimento em equipamentos e formação.
O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa pretende construir uma rede de operacionais formados e certificados, munidos de um equipamento DAE, com capacidade de dar resposta às situações de paragem cardiorrespiratória (PCR) na sua proximidade.
Nesta primeira fase do programa, e já no ativo, encontram-se os primeiros cinco DAE instalados na Praça do Município, no Estádio do Atei FC, no Centro Escolar de Mondim Oeste, no Pavilhão Gimnodesportivo e também na Viatura do Serviço Municipal de Proteção Civil. Estes juntam-se, a um outro já fornecido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.
O Município facultou formação em Desfibrilhação Automática Externa a trinta colaboradores, e assumiu o compromisso de alargar esta formação a outros colaboradores, a associações desportivas e IPSS´s do concelho.
Ainda no âmbito da formação, o Município vai proporcionar a todos os alunos do 11º Ano do Agrupamento de Escola EB 2,3/S Mondim de Basto uma formação certificada pelo INEM.
As doenças cardiovasculares constituem um dos principais problemas de saúde na sociedade e a evidência empírica permite afirmar que metade dos casos de paragem cardiorrespiratória não chegam com vida às unidades hospitalares, sendo muitas vezes a morte súbita, a primeira manifestação dessa doença.
A rapidez na atuação é de primordial importância, pois aumenta a probabilidade de sucesso na recuperação do batimento cardíaco e diminui a probabilidade de danos irreversíveis a nível cerebral. Agregado à execução de corretas manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), a desfibrilhação precoce, aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.