Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão
LEILÃO DAS CARNES | 25 FEVEREIRO
O melhor fumeiro é o nosso. Venha conhecer!
VIVER EM IGUALDADE
Município de Excelência para viver em igualdade
Levadas do Alvão
Movidas pela paixão

 

Municipio
Balcão Único
SERVICOS ONLINE
PLANEAMENTO
TURISMO
VIVER

 

Inauguração do Museu Municipal contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Inauguração do Museu Municipal contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território

Decorreu ontem, ao final da manhã, a sessão de inauguração do Museu Municipal que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, com o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, e com os restantes elementos do Executivo Municipal.

Este projeto de Valorização do Museu Municipal, com um investimento total de 100.030,76€, contemplou duas ações distintas: a beneficiação física dos edifícios e outro imaterial que consistiu na colocação de equipamentos para a modernização do museu.

O Museu Municipal contempla quatro coleções de caráter permanente –arqueologia, geologia, ciclo do azeite e etnografia – estas coleções são o repositório do património e da memória histórico-cultural de Mondim de Basto, extraindo, dos testemunhos que reúnem, uma visão global do território e do homem através dos tempos.

O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, elogiou a atitude do autarca Mondinense por “fazer parte do grupo de pessoas que lutam por aquilo que é importante para os territórios” e por ainda “fazer aquilo que a população anseia e pede, fazendo o que é verdadeiramente importante para o desenvolvimento do concelho”.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “este foi um investimento importante para a preservação e valorização dos elementos patrimoniais e paisagísticos locais, bem como da história da região”. Acrescentou ainda que “o Museu Municipal de Mondim de Basto é a prova do empenho em salvaguardar testemunhos únicos do património sociocultural, para valorizarmos a história e a memória coletiva do concelho de Mondim de Basto”. Na sua intervenção, agradeceu também aos seis grupos de ranchos e bombos que “despenderam do seu tempo para mostrarem a cultura, a tradição e a identidade neste espaço todo ele recheado do que é ser Mondinense”.

A cerimónia terminou com uma visita guiada ao espaço que está aberto a toda a comunidade.

 

DEST-ATAS-REUNIOES
DEST-DIA-DEFESA-NACIONAL
Consulta Pública
BUPi
Participa
Hasta Pública

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações