Inauguração do Museu Municipal contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território
Decorreu ontem, ao final da manhã, a sessão de inauguração do Museu Municipal que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, com o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, e com os restantes elementos do Executivo Municipal.
Este projeto de Valorização do Museu Municipal, com um investimento total de 100.030,76€, contemplou duas ações distintas: a beneficiação física dos edifícios e outro imaterial que consistiu na colocação de equipamentos para a modernização do museu.
O Museu Municipal contempla quatro coleções de caráter permanente –arqueologia, geologia, ciclo do azeite e etnografia – estas coleções são o repositório do património e da memória histórico-cultural de Mondim de Basto, extraindo, dos testemunhos que reúnem, uma visão global do território e do homem através dos tempos.
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, elogiou a atitude do autarca Mondinense por “fazer parte do grupo de pessoas que lutam por aquilo que é importante para os territórios” e por ainda “fazer aquilo que a população anseia e pede, fazendo o que é verdadeiramente importante para o desenvolvimento do concelho”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “este foi um investimento importante para a preservação e valorização dos elementos patrimoniais e paisagísticos locais, bem como da história da região”. Acrescentou ainda que “o Museu Municipal de Mondim de Basto é a prova do empenho em salvaguardar testemunhos únicos do património sociocultural, para valorizarmos a história e a memória coletiva do concelho de Mondim de Basto”. Na sua intervenção, agradeceu também aos seis grupos de ranchos e bombos que “despenderam do seu tempo para mostrarem a cultura, a tradição e a identidade neste espaço todo ele recheado do que é ser Mondinense”.
A cerimónia terminou com uma visita guiada ao espaço que está aberto a toda a comunidade.