Câmara de Mondim de Basto aprova Orçamento Municipal para 2025 com o maior investimento público de sempre no concelho

Câmara de Mondim de Basto aprova Orçamento Municipal para 2025 com o maior investimento público de sempre no concelho

A Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou na passada sexta-feira, em reunião de câmara, o orçamento para 2025 com uma dotação inicial de cerca de 23 milhões de euros.

A proposta foi viabilizada com os votos favoráveis do Executivo e a abstenção dos vereadores do PS.

“Um orçamento de compromisso, que concretiza com obra, a estratégia e o ciclo de desenvolvimento do concelho, iniciada em 2021, assente em três grandes pilares: um concelho mais solidário, um concelho mais atrativo e um concelho mais verde”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira.

E adianta ser “o orçamento com maior investimento público da autarquia no concelho, cumprindo as metas delineados para 2025”.

Entre as principais áreas de investimento destacam-se a repavimentação e requalificação da rede viária municipal que receberá mais de 2,50 milhões de euros, destacando-se a Estrada Municipal EM312- Freguesia de Atei, a valorização das margens dos rios Tâmega, Cabril e Cabrão com mais de 3,30 milhões, a habitação a preços acessíveis com 2,10 milhões, e a saúde com investimentos superiores a 1,10 milhões de euros, inerentes à requalificação integral do Centro de Saúde de Mondim.

No âmbito da comunidade escolar encontra-se previsto a criação da Creche Municipal de Mondim de Basto, a Piscina Escolar Coberta e a Requalificação do Centro Escolar.

Concretizar é a palavra de ordem.

Em 2025, arrancam projetos emblemáticos como o Centro de Turismo da Casa da Igreja, a Requalificação da Praça e Centro dos Vinhos Verdes em Atei e a Requalificação do Largo da Feira do Bilhó.

Na área do empreendedorismo será criado o Creative Tec para alojar empresas e empreendedores.

Os empresários vão ainda ver nascer a Área de Acolhimento Empresarial de Bormela que permitirá acolher novas empresas e alavancar o crescimento das empresas Mondinenses.

Na proposta do Executivo destaca-se ainda o reforço do programa “Acesso para todos” gerido com as Uniões e Freguesias do concelho com uma dotação de 270 mil euros para garantir acessos condignos às habitações dos Mondinenses. No total do mandato autárquico este programa inovador conta já com um investimento na ordem de 1,0 milhão de euros.

Nas medidas a implementar para 2025, o executivo camarário aprovou ainda uma nova redução de taxa da participação no IRS aumentando a devolução de IRS aos munícipes, estipula a manutenção da taxa mínima do IMI e a aplicação o IMI familiar que favorece as famílias com filhos.

No seguimento da estratégia dos últimos três anos, o orçamento para 2025 continuará a ser um orçamento amigo das famílias mondinenses, com o funcionamento dos Centros de Convívio em todas as freguesias do concelho; o transporte a consultas e tratamentos médicos, a gestão direta das refeições escolares, o incentivo à natalidade e o apoio complementar à natalidade e o apoio ao transporte dos estudantes universitários.