Mondim de Basto recebeu Seminário de Abertura da 13ª edição do Projeto Jovens Empreendedores
Realizou-se em Mondim de Basto, o Seminário de Abertura da 13ª edição do Projeto Jovens Empreendedores.
O Projeto Jovens Empreendedores é um programa de ação em empreendedorismo, promovido pela Associação Empresarial de Amarante, que ocorre no início do ano letivo e envolve professores, diretores de escola, investidores sociais e parceiros.
Destina-se a jovens alunos do ensino secundário, mais concretamente os que frequentam as escolas de 10 Municípios - Amarante, Baião, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Resende, Valongo e Vila Real -, e tem como objetivo o desenvolvimento de competências empreendedoras, através de um sistema alternativo de educação não formal, que inclui um conjunto de ações ao longo de um ano letivo e culmina com um concurso de ideias de negócio.
Esta tarde, em Mondim de Basto, debateu-se "O Futuro dos Jovens Empreendedores", numa conversa que juntou a Vereadora da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Carla Silva, o Vereador da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, o Vereador da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, o Vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Nuno Pinto, o representante do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota, Rui Pedroto e a Representante Regional Norte da Estrutura de Missão da Portugal Inovação Social, Sónia Files.
Todos os intervenientes mostraram-se convictos de que os Jovens Empreendedores deste projeto vão estar munidos de ferramentas, de competências e de ideias, podendo contribuir para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada.
Ainda nesta cerimónia foram assinados os protocolos com as escolas que vão integrar esta edição do projeto, nomeadamente, a Escola Secundária de Amarante, o Agrupamento de Escolas de Campo, o Conservatório de Amarante, a EPALC, o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, a CENFIM, o Externato de Vila Meã, o Colégio de S. Gonçalo, a CFRP da CERCIMARANTE e a EPAMAC.
O Projeto Jovens Empreendedores é financiado pelo programa Parcerias para a Inovação Social – Desenvolvimento de Competências em Crianças e Jovens, tem a duração de 36 meses e será implementado em três anos letivos 2024/2025, 2025/2026, 2026/2027.
Além dos Município de Amarante, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Valongo, são investidores sociais deste projeto A Mobiladora de Padronelo, LDA.; Álvaro Sérgio Monteiro Oliveira, UNIP., LDA – Eletrogás; Cerâmica de Fátima & Costa LDA.; Fielnorte - Construção e Engenharia Civil, LDA.; Fundação Manuel António da Mota; Peixoto & Peixoto, SA e Sapataria Carocha, LDA.