Mondim de Basto realizou exercício público “A Terra Treme”
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mondim de Basto realizou um exercício público de cidadania e de sensibilização para o risco sísmico, numa superfície comercial do concelho e na escola sede do Agrupamento de Escolas.
Sob a orientação dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, funcionários e clientes do estabelecimento comercial, puseram em prática os três conceitos fundamentais para aplicar numa situação de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
Um exercício que consideraram importante para saberem como agir numa situação de catástrofe.
Às 11:05 horas, os alunos da Escola Básica e Secundária realizaram o exercício público “A Terra Treme”, onde lhes foi proposto praticar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo. A estes alunos foi explicado que o exercício “A Terra Treme” aconteceu à mesma hora, em todo o país e pretendeu lembrar o sismo de 1755 que assolou a região de Lisboa.
A Vereadora da Câmara Municipal, Carla Silva, acompanhou este exercício e explicou a importância de se “sensibilizar os mais jovens para a adoção de comportamentos preventivos, envolvendo-os no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.