Ministra do Ambiente e Energia veio a Mondim de Basto para a assinatura dos protocolos de financiamento de projetos com um valor global de 3,4 milhões de euros

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, deslocou-se esta sexta-feira a Mondim de Basto para assinar os protocolos de financiamento dos projetos “Valorização das Quedas do Rio Cabrão” e “Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril”.

À chegada, a Sra. Ministra teve a oportunidade de participar na reunião da Comissão de Congestão do Parque Natural do Alvão onde tomou conhecimento das iniciativas e dinâmicas da Comissão.

Seguiu-se a cerimónia de assinatura de protocolos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Mondim de Basto que contou com a presença da Ministra do Ambiente, do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, e ainda do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

O Plano de Valorização das Margens do Rio Tâmega e Rio Cabril tem um valor total de 2 915 000€ (dois milhões novecentos e quinze mil euros), que vai consistir numa intervenção integrada nas margens do rio Tâmega até ao Rio Cabril e serão construídas zonas de lazer, espaços verdes e uma ecopista sustentável para utilização pedonal e ciclável

Por sua vez, a Valorização das Quedas do Rio Cabrão tem um valor total de 500 000 (quinhentos mil euros) e a intervenção consiste na execução de percursos pedonais e passadiços ao longo da margem do rio Cabrão onde será permitido contemplar e interpretar os elementos naturais da flora e fauna presentes, assim como, a arquitetura vernacular associada ao rio. Nos pontos de partida e chegada serão formalizadas áreas de estacionamento, lazer e ordenado o espaço de acesso ao percurso pedestre.

Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia, elogiou a aposta do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e restante executivo para alcançar os objetivos para o bem maior do concelho no sentido de preservar os elementos naturais do concelho e coloca-los ao dispor dos Mondinenses

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, estes projetos “são um marco histórico concretizado no nosso concelho por serem os investimentos de maior valor já alguma vez financiados para a nossa terra” e afirmou ainda que “o rio é de todos nós, precisamos de preservar e valorizar o que é nosso”.

A cerimónia terminou com uma visita ao Centro Interpretativo das Fisgas de Ermelo. Estes dois projetos, que representam um investimento no território de Mondim de Basto ascendem aos 3,4 milhões de euros, sendo ambos financiados pelo Fundo Ambiental.