Mondim de Basto acolheu a 2ª edição do Festival de Cinema Trás-os-Filmes

Trás-os-Filmes 2024

O Favo das Artes de Mondim de Basto foi palco da 2.ª edição do Festival de Cinema Trás-os-Filmes, que decorreu nos dias 4 e 5 de outubro.

Este festival, focado em micro e curtas-metragens, tem como objetivo permitir que jovens realizadores em Portugal, no início do seu percurso, consigam mostrar o seu trabalho e, por outro lado, permitir que a população local tenha acesso a este tipo de cinema independente.

Para além da seleção e apresentação de curtas-metragens, com a presença dos realizadores, esta iniciativa contou com um concurso de micro-filmes até dois minutos e uma componente educativa, que incluiu a realização de workshops de cinema e oficinas de realização com os alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.

A Vereadora da Câmara Municipal, Carla Silva, acompanhou as atividades desenvolvidas em torno deste ciclo de cinema e agradeceu “a escolha do concelho de Mondim de Basto para mais uma edição do festival Trás-os-Filmes, mas também a oportunidade que trazem aos jovens Mondinenses de poderem explorar e experienciar as técnicas do cinema e do audiovisual”.

Para além da apresentação de curtas-metragens e micro-filmes, o evento foi enriquecido com uma exposição do artista plástico Pendura, e terminou com um concerto do grupo de fados Literatus.

O Festival ”Trás-os-Filmes: cinema contemporâneo em Trás-os-Montes” é uma iniciativa do coletivo Filmes aos Montes, que contou com a parceria do Município de Mondim de Basto e do Favo das Artes - Casa da Cultura.