Município de Mondim de Basto atribui mais 33 900 euros de apoios à natalidade

Entregas de Incentivos e Apoios à Natalidade

O executivo Municipal de Mondim de Basto procedeu à entrega de novos apoios a 46 crianças do concelho, que estão a beneficiar das medidas de Incentivo à Natalidade e do Apoio Complementar à Natalidade.

No total, a autarquia de Mondim de Basto atribuiu 33 900 euros às crianças e famílias Mondinenses, um investimento que o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, considera “importante para ajudar os jovens casais do concelho a proporcionar um desenvolvimento feliz e saudável às suas crianças, atenuando os custos associados à parentalidade”.

No concelho de Mondim de Basto, as crianças nascidas a partir do dia 1 de janeiro de 2022 podem usufruir da medida Incentivo à Natalidade e, até perfazerem os 3 anos de vida, serão contemplados com uma verba anual de 750 euros.

Já o Apoio Complementar à Natalidade vem integrar as crianças nascidas nos anos de 2019, 2020 e 2021, que não eram apoiadas pela medida de Incentivo à Natalidade, que foi implementada pelo atual executivo municipal, em 2022. Este Apoio Complementar traduz-se na atribuição de um apoio fixo, a cada criança, no valor de 600,00€, cujo pagamento é repartido em duas prestações: a primeira, no ano civil de apresentação da candidatura e a segunda, no ano civil seguinte.

O Executivo Municipal de Mondim de Basto está fortemente empenhado na formação de uma comunidade mais justa e solidária, e na adoção de medidas concretas que contribuam para a melhoria das condições de vida da população do concelho e incentivem a sua fixação na área do Município.

Para usufruírem de qualquer um destes apoios, os progenitores poderão formalizar o pedido através de impresso próprio disponível no Balcão Único da Câmara Municipal.