Autarquia de Mondim de Basto em risco de perder 50 Mil Euros mensais

O executivo autárquico de Mondim de Basto, foi recentemente confrontado com um despacho, que determina a redução mensal de 10% do montante transferido do Orçamento de Estado para os Municípios.

Esta redução, resulta do agravamento do incumprimento do limite de endividamento efectuado durante o ano de 2008. Nesse ano, a autarquia deveria ter reduzido em 10% o incumprimento verificado no ano anterior, tendo sucedido precisamente o inverso, com um aumento da dívida na ordem dos 200%.

O equilíbrio das contas do Município foi apontado como uma das prioridades do novo Presidente da Câmara Municipal, que decidiu contratar uma entidade privada para executar uma auditoria e um plano de saneamento financeiro.

O resultado desta auditoria, que se encontra em fase de conclusão, servirá para aferir e quantificar a condição financeira da autarquia, reconhecidamente dramática e insustentável.

Com esta redução de aproximadamente 50 mil euros mensais, fica em causa o cumprimento de alguns compromissos, podendo a autarquia ficar privada de alguns serviços mais básicos, essenciais para o normal desenvolvimento das suas tarefas.

É objectivo do actual executivo demonstrar às entidades centrais, todo o esforço feito em prol do equilíbrio das contas da autarquia, que será comprovado pelo estudo de saneamento financeiro, feito com base nos resultados da auditoria em curso.