Projeto de valorização da Cascata do Rio Cabrão vai avançar

Cascata Rio Cabrão

Foi hoje anunciado, pelo Ministério do Ambiente, a aprovação de um investimento de meio milhão de euros para a valorização das quedas de água do rio Cabrão, na freguesia do Bilhó, em Mondim de Basto.

Este projeto, apresentado pelo atual executivo municipal, enquadra-se na estratégia de desenvolvimento económico do município, com a promoção e valorização do território e do património natural e a criação de infraestruturas de apoio à visitação, em segurança e com acessibilidade.

A intervenção consistirá na criação de dois parques de estacionamento a montante e a jusante da cascata, a criação de passadiços, reabilitação de trilhos existentes, sinalética e criação de plataformas de visitação.

Para o Presidente na Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, “a execução e concretização deste projeto por parte do município, é mais um passo para a concretização da estratégia definida de desenvolvimento do território, valorização do património natural, descentralização dos investimentos e criação de infraestruturas de visitação harmoniosas com a preservação do território.”

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, considera que "este investimento é um exemplo de como podemos conciliar a proteção do ambiente com o desenvolvimento económico e social, ao transformar as Quedas do Rio Cabrão num destino turístico de excelência e ao promover a sua beleza natural e o seu valor histórico”.