Animação Cultural prossegue em Abril

A Câmara Municipal de Mondim de Basto preparou, para o mês de Abril que se aproxima, um programa de animação rico e variado.

cartaz - ms gastronmicoOs fins-de-semana serão dedicados à gastronomia tradicional. "Panela ao Lume" é o nome do programa gastronómico que vai levar à mesa dos 11 restaurantes aderentes, os pratos mais representativos do concelho: o cabrito e a cabra, os milhos ricos, a maronesa e as couves com feijões.

De 16 a 18 de Abril o I Encontro do Mel e da Broa vai dar a conhecer os sabores genuínos destes produtos, confeccionados a partcartaz - broa e melir das técnicas caseiras dos produtores do concelho. O Jardim da Praça 9 de Abril será o palco de venda e de exposição, mas também de um programa de animação marcado por jornadas temáticas, peças de teatro, concurso de mel, percursos pedestres e espectáculos musicais.

Ainda durante este mês, jovens das paróquias de Atei, Mondim e Paradança encenam, em Sexta-feira Santa, a monumental Via Sacra Nocturna.

Na noite de 9 de Abril, a animação estará a cargo da Banda de Saint-Avertin. No dia 10 o Grupo de Concertinas percorrerá os restaurantes que aderiram ao programa gastronómico para animar os presentes e no dia 11 os Jogos Populares, na Zona Verde e o concerto do "Coro Millenium", na Igreja Matriz completam a tarde de animação.

No âmbito das comemorações do dia 25 de Abril, estão também programadas diversas actividades que vão animar todo o fim-de-semana: a conferência "Os valores de Abril nos dias de hoje" abrem, no dia 23, o programa das comemorações; no dia 24 "Noé Gabina" apresenta-se em concerto, no Auditório Adriano Correia de Oliveria; e no dia 25 prossegue a animação com uma arruada de bombos e um passeio pedestre.

Os festejos de Abril encerram com a inauguração oficial da "Rua 25 de Abril".