Município paga indemnizações de prejuízos causados pelo javali na Época Venatória 2023/2024
O Município de Mondim de Basto procedeu, nesta época venatória 2023/2024, ao pagamento dos prejuízos provocados pelo javali na agricultura, principalmente nas culturas de milho, feijão e feno, a 43 agricultores do concelho.
O Gabinete de Apoio ao Agricultor registou 57 participações de prejuízos, correspondentes a 43 agricultores, as quais foram avaliadas e validadas pelo serviço competente, tendo o montante das indeminizações ascendido aos 2 947,50€.
A autarquia tem vindo a trabalhar nesta problemática, não só através do pagamento das indeminizações aos agricultores lesados, como também na emissão das autorizações aos caçadores que pretendem efetuar a correção extraordinária da densidade de javalis, por forma a controlar os efetivos populacionais e, assim, minimizar os danos causados em culturas agrícolas e florestais.
A diminuição de ocorrências relativamente à época venatória anterior, que passou de 72 participações para 57, demonstra a eficácia das medidas implementadas pelo Município e a importância da atividade dos caçadores que, em resultado da diminuição das taxas, têm aderido mais frequentemente às jornadas de caça à espera, salto e batida, desta espécie de caça maior.