Autarquia instala contentores para recolha de verdes nos cemitérios do concelho

Contentores de biorresíduos

O Município de Mondim de Basto está a instalar contentores para recolha de verdes nos cemitérios do concelho, no âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos “Compostagem na Zona”.

Até ao momento, estes contentores, de cor castanha, foram instalados nos cemitérios do Barreiro, Vila Chã, Vilarinho e Vilar de Ferreiros, possibilitando que lá sejam depositados os resíduos orgânicos provenientes das floreiras.

A recolha seletiva destes resíduos verdes tem como finalidade de evitar a deposição dos biorresíduos em aterro e possibilitar a sua reciclagem e reaproveitamento.

Recorde-se que no âmbito do projeto Compostagem na Zona, foi já instalada uma ilha para a compostagem comunitária na Zona Verde. Para a sua utilização, os munícipes deverão manifestar interesse através da sua inscrição no site do município em https://municipio.mondimdebasto.pt/index.php/servicos-municipais/ambiente/compostagem-na-zona.html, sendo-lhes depois entregue um balde para recolha dos resíduos orgânicos produzidos em casa. Também às IPSS do concelho e aos estabelecimentos de ensino foram entregues biocompostores para incentivar a comunidade a fazer a separação dos resíduos.

O projeto Compostagem da Zona resulta de uma candidatura do Município de Mondim de Basto ao Programa RecolhaBio - Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, financiado pelo Fundo Ambiental.