Programa Aldeia Segura Pessoas Seguras implementado na aldeia da Pedreira, Vilar de Ferreiros

Aldeia Segura - Pedreira - Vilar de Ferreiros

O Município de Mondim de Basto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em colaboração com o Curso de Licenciatura de Proteção Civil da Universidade do Minho, implementaram o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras na aldeia da Pedreira, freguesia de Vilar de Ferreiros.

Esta ação de capacitação consistiu na apresentação de medidas de autoproteção à população, fundamentais no caso de ocorrer um incêndio rural que possa afetar a aldeia e também incluiu a nomeação de um Oficial de Segurança da Aldeia.

Como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “este programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, respeita normas e procedimentos definidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e tem como objetivo formar uma população mais resiliente e preparada para se auto proteger em caso de incêndio rural”.

No concelho de Mondim de Basto, e a par da aldeia da Pedreira, este programa já se encontra implementado em Travassos, Carrazedo de Ermelo, Paço, Tejão e Vila Chã, sendo que todos os anos são revistos e definidos novos procedimentos com os oficiais de segurança locais.

Esta ação na Aldeia da Pedreira contou com a presença de elementos da Junta de Freguesia de Vilar de Ferreiros, da Universidade do Minho, da Comunidade Intermunicipal do Ave e população local.