Colmeia Literária para visitar de 8 a 12 de maio em Mondim de Basto

Colmeia Literária para visitar de 8 a 12 de maio em Mondim de Basto

Os Jardins dos Paços do Concelho vão acolher, entre os dias 8 e 12 de maio, livreiros, autores locais e nacionais, alunos e bookstagrammers, num projeto que pretende envolver toda a comunidade do concelho, mas também atrair novos públicos. A Colmeia Literária não é só uma feira, não são só livros. São os encontros. São as conversas e as horas do conto. São os encontros de gerações e da criatividade.

A riqueza natural do concelho de Mondim de Basto inspira poetas, escritores, contadores de histórias e letristas, que não tendo [ainda] entrado no panorama nacional, encontram nas suas origens o reconhecimento do seu contributo para a memória da cultura, da história e das tradições locais. Estes autores locais vão ter, por isso, um local de destaque na Colmeia Literária e vão ser alvo de um momento de homenagem, na noite de 9 de maio.

Mas o programa da Colmeia Literária está direcionado para todos os públicos: a comunidade estudantil tem visitas programadas durante o período escolar e vai participar em oficinas infantis e juvenis, dinamizadas por autores como Andrea Ramos, Inácia Cruz, Patrícia Patriarca, Nuno Caravela e Jacqueline Guedes.

Para o público em geral, destaca-se a apresentação do livro “Sabíamos tão pouco sobre o Amor”, do apresentador e autor Hélder Reis; a conversa com o escritor João Tordo; o Encontro Literário com Bookstagrammers; a apresentação do livro “Por Amor a Madalena”, da autora Lara Fresco; a apresentação do livro “Sinais, as últimas 50 crónicas da TSF”, do jornalista Fernando Alves e a conversa com Fernando Ribeiro, vocalista e letrista dos Moonspell e autor de livros de poesia e romance.

Na noite de sábado, 11 de maio, os Balklavalhau vão animar o público da Colmeia Literária e na manhã de domingo, uma Caminhada pelo Roteiro Religioso, guia os participantes pela história e pelo património religioso do concelho.

E porque a colmeia é sinónimo de comunidade, as associações locais vão também participar ativamente na Colmeia Literária, decorando o espaço público com instalações artísticas e dinamizando ateliês criativos.

O espaço criança e a cabine do livro são, ainda, propostas para se desfrutar em família e promover o gosto pelos livros, pelas letras e pela leitura.

De 8 a 12 de maio marcamos encontro com a cultura, na Colmeia Literária de Mondim de Basto.

O programa completo pode ser consultado em: http://visit.mondimdebasto.pt

Visite-nos!