Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu com executivo

defesa_florestaNo passado dia 11 de Março, reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta, uma estrutura de articulação, planeamento e acção que tem como missão a coordenação de programas de defesa da floresta.Esta Comissão funciona sob a coordenação do Presidente da Câmara Municipal e é apoiada, tecnicamente, pelo Gabinete Técnico Florestal.

Na abertura dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, Humberto Cerqueira, explicou a importância da constituição deste órgão referindo que"Mondim é um concelho com uma extensa área florestal que se pretende preservar e por isso decidimos avançar, antecipadamente, com um programa de acção a realizar pelas equipas de sapadores florestais do concelho, durante o ano 2010".

A análise de candidaturas a projectos de investimento, a realizar no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, também mereceu a atenção desta Comissão.

Por proposta do Sr Presidente da Câmara, foi decidido por unanimidade, convocar um representante do Exército Português para as reuniões da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, dado que anualmente é uma força presente no concelho, no apoio à prevenção de incêndios florestais.

Para além da Câmara Municipal integram esta Comissão: o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Núcleo Florestal do Tâmega (Autoridade Florestal Nacional), a Unidade de Defesa da Floresta (Autoridade Florestal Nacional), um representante da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e da Guarda Nacional Republicana, um Presidente de Junta designado pela Assembleia Municipal e um representante das Unidades de Baldio.