Mondim de Basto integra Rede de Intervenção na Violência Doméstica

Rede Intervenção Violência Doméstica

A Câmara Municipal de Mondim de Basto está inserida no conjunto de entidades que integram a denominada "Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em Contexto Familiar - RIVD de Vila Real".

Esta rede foi constituída em julho de 2023 e é uma iniciativa da Procuradoria da República da Comarca de Vila Real, que conta com a participação de 34 outras entidades.

Trata-se de um organismo que atua de forma articulada e concertada, com o objetivo de dar resposta mais eficaz na prevenção, proteção e combate à violência doméstica e em contexto familiar.

No distrito de Vila Real existem três estruturas de apoio à vítima, que procuram dar respostas às situações que vão sendo identificadas, nomeadamente a APAV – Associação de Apoio à Vítima, Gabinete de Vila Real; a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica “Um Novo Começo”, da Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa e a RAP – Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica.

Todas as informações sobre esta rede podem ser consultadas junto da Unidade de Ação Social do Município de Mondim de Basto.