Município de Mondim de Basto organiza Seminário sobre Turismo de Natureza, Desporto e Sustentabilidade

O Município de Mondim de Basto promoveu uma jornada de formação e partilha de boas práticas, dedicada ao turismo de natureza, ao desporto e à sustentabilidade, que juntou técnicos, professores, investigadores e agentes económicos que se dedicam a estes setores.

O Seminário “Exploradores por Natureza: Desporto e Sustentabilidade” decorreu durante todo o dia da passada quarta-feira, no auditório do Favo das Artes – Casa da Cultura e contou com 8 painéis temáticos que abordaram temas como o Papel dos Municípios na Promoção do Território, a Importância do Desporto de Natureza no Desenvolvimento Local, a Segurança nos Desportos de Natureza, o Turismo de Natureza no Parque Natural do Alvão, bem como exemplos de boas práticas a nível nacional, mas também europeu.

Como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “Mondim de Basto é um território beneficiado com uma natureza única. As sinergias que temos criado com as associações e agentes turísticos locais têm permitido produzir uma nova dinâmica no território. E o nosso objetivo passa, precisamente por colocar a natureza ao serviço do desenvolvimento deste território. Por isso, a partilha de boas práticas que aqui assistimos foi de extrema importância porque daqui poderão gerar-se novos projetos e novos desafios para o concelho”.

O Seminário “Exploradores por Natureza: Desporto e Sustentabilidade” insere-se no plano de atividade do programa Município Amigo do Desporto e foi acreditado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.