I Festival Nacional de Teatro Amador - Miguel Torga abriu com casa cheia

teatro2
Inaugurou, no passado sábado, o programa de animação do I Festival Nacional de Teatro Amador - Miguel Torga. Estiveram presentes na abertura do Festival o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, representantes da Delegação Regional de Cultura do Norte e do INATEL.

Na apresentação do festival, o presidente da autarquia teve a oportunidade de destacar a aposta da autarquia na cultura, comprovada nestes escassos meses de mandato pelas inúmeras iniciativas já realizadas. "A forma como os mondinenses têm aderido são o sinal de que estamos no caminho certo. Este Festival vai nesse sentido. Iniciativas de baixo custo, com envolvimento das nossas associações, no caso do Festival de Teatro, com a colaboração da Tamegar Teatro, associação para a qual revertem as receitas do evento. Estas receitas vão permitir que a Tamegar possa continuar a desenvolver o óptimo trabalho na dinamização do Teatro em Mondim."

Humberto Cerqueira chamou também atenção para as óptimasteatro4 condições criadas para a encenação teatral, com as alterações efectuadas no auditório da Casa da Cultura. "Obras feitas recorrendo aos recursos humanos da Câmara, sempre acompanhadas por Tiago Pires, a quem reconheço um enorme empenho e mérito nas iniciativas que já marcam a agenda cultural de Mondim", acrescenta.

teatro1A companhia de teatro "Celeiro" de Coimbra, vencedora do festival de teatro do INATEL2009, abriu o festival com o espectáculo "A Viagem", tendo sido acolhida por uma sala cheia que vibrou com os momentos hilariantes de elevada qualidade.

Até ao próximo dia 28 de Março e durante os fins-de-semana, a Casa da Cultura irá acolher mais cinco companhias de teatro, que levarão a cena um leque variado de espectáculos.

O recém criado grupo "Teatro Amador Mondinense", que junta várias gerações de mondinenses empenhados em revitalizar as artes cénicas no concelho, vai encerrar o mês do teatro com três apresentações da peça "Não há ladrão que venha por bem".

teatro5 teatro6 teatro3