Município executa queimadas extensivas para renovação de pastagens

Queimadas Extensivas

O Município de Mondim de Basto, com a colaboração do Secretariado de Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem executado queimadas extensivas, por forma a renovar as pastagens para pastoreio extensivo e, ao mesmo tempo, para a criação de mosaicos no território que permitam a contenção de incêndios rurais.

Estas queimadas têm vindo a ser desenvolvidas em diversos pontos do concelho e visam gerir de forma estratégica o território, recorrendo a uma ferramenta com pouco impacto no solo e nos habitats.

Como explica o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “estes trabalhos têm sido direcionados, sobretudo, para locais percorridos pelos pastores e a seu pedido, por forma a suprir a necessidade de alimento para os seus rebanhos.”