Novo Executivo quer o Centro Escolar a funcionar já em Setembro

visita_dren1O Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite, visitou no passado dia 26 de Fevereiro, o Centro Escolar de Mondim de Basto cuja obra se encontra em execução.

Durante esta visita o Presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, teve oportunidade de apresentar algumas das dificuldades com as quais se tem deparado para a conclusão desta obra que, segundo o edil "terá um custo bem superior ao valor de referência, que são 115 Mil Euros por sala, comparticipados a 75% pelo QREN. Sabemos que o valor de entrega da obra foi de 1,9 Milhões de Euros, o que significa que, para além dos 25% do valor de referência, o anterior executivo assumiu nessa altura 750 Mil Euros que terão quer ser pagos agora."

A juntar a esta questão orçamental, "existem erros do projecto, trabalhos a mais e obras não incluídas na primeira fase, como é o caso dos indispensáveis acessos, que transformam esta obra, a exemplo de outras, numa pesadíssima carga para a autarquia", acrescenta.

A visita do Director Regional de Educação trouxe também uma solução que permitirá oferecer melhores condições de ensino aos alunos da freguesia de Atei, que viram o projecto do seu Centro Escolar chumbado por insuficiente número de alunos.
visita_dren2
"Esta situação impede o acesso ao financiamento do QREN para a construção de novos Centros Escolares, que exige no mínimo 96 alunos para quatro salas, sendo que neste momento Atei conta com aproximadamente 50 alunos", explica Humberto Cerqueira.

Contudo, e assumindo o compromisso de oferecer condições idênticas a todas as crianças do concelho, o executivo Mondinense encontrou no actual Centro Escolar uma solução que passa pela reformulação do projecto de 10 para 13 salas, permitindo desta forma a inclusão dos alunos de Atei no novo equipamento.

"Esta reformulação terá ainda um impacto positivo no financiamento já que, desta forma, serão mais três salas a contar para o valor de referência do financiamento, conseguindo assim a Câmara arrecadar preciosos 345 Mil Euros", refere o Presidente da autarquia.

Apesar de todas estas dificuldades, o executivo de Mondim de Basto considera que estão reunidos todos os esforços financeiros e de planeamento para que o novo Centro Escolar entre em funcionamento em Setembro de 2010 e ofereça melhores condições às crianças do concelho.