Mondim de Basto vai criar Regulamento Municipal de Apoio ao Desenvolvimento do Mundo Rural
Foi hoje aprovado em reunião de Câmara Municipal, por unanimidade, o início do procedimento para a criação do “Regulamento Municipal de Apoio ao Desenvolvimento do Mundo Rural” dirigido aos criadores e produtores pecuários do concelho, proprietários de explorações de gado bovino, ovino e caprino e outras atividades agrícolas, entre as quais os produtores de mel do concelho, com o objetivo de fomentar e dinamizar a produção animal e a atividade económica local.
A atividade pecuária do concelho assenta, fundamentalmente, em pequenas explorações pecuárias de natureza familiar, que enfrentam elevados custos associados à produção.
Este novo apoio financeiro irá beneficiar já cerca de 130 produtores de gado bovino e 62 produtores de gado ovino e caprino, comparticipando os custos de produção e criando condições favoráveis para um maior cumprimento das exigências em termos de saúde pública e animal, mas também do bem-estar dos animais e das boas condições agrícolas e ambientais.
Com este Regulamento, que integra outras medidas, os criadores e produtores pecuários do concelho irão usufruir de um aumento superior a 50% do valor do apoio atribuído em 2022, podendo contar, ainda, com efeitos retroativos a 2023.
O apoio ao desenvolvimento rural integrado é uma prioridade para o executivo municipal, que considera que os produtos autóctones são uma importante fonte de rendimento das famílias e de desenvolvimento do concelho.