Mondim de Basto aprova Orçamento 2024 centrado no desenvolvimento do concelho

O Município de Mondim de Basto aprovou para 2024 um orçamento de cerca de 17 980 000 euros.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 foram aprovados, por maioria, na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada a 30 de novembro, e na última reunião da Assembleia Municipal de 15 de dezembro.
As prioridades do executivo Mondinense para o próximo ano são exigentes e as opções políticas projetam o desenvolvimento do concelho a pensar nas famílias, nas instituições e nas empresas, com vista na melhoria efetiva da qualidade vida de todos os Mondinenses.

O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, explica tratar-se de “um orçamento que continua a estratégia e o ciclo de desenvolvimento do concelho, que assenta em três grandes pilares: um concelho mais solidário, um concelho mais atrativo, um concelho mais verde”. E adianta ser “um documento objetivo, que materializa mais projetos sociais, ambientais e económicos, que garante a captação de financiamento público e comunitário nos Programas Nacionais, no Plano de Recuperação e Resiliência e no Portugal 2030”.
É um orçamento dialogante e articulado com a comunidade mondinense, que auscultou as entidades locais, as instituições particulares de solidariedade social, o movimento associativo desportivo, social, humanitário, cultural, ambiental e económico, as forças políticas com representatividade na Assembleia Municipal e as Uniões e Juntas de Freguesia, conciliando as expectativas com os recursos financeiros e humanos disponíveis.
Seguindo a estratégia dos últimos dois anos, o orçamento para 2024 continuará a ser um orçamento amigo das famílias mondinenses, com o funcionamento dos Centros de Convívio em todas as freguesias do concelho; o apoio ao transporte dos estudantes universitários, que abrange mais de 110 famílias; o apoio complementar à natalidade, e ainda, todas as outras medidas anteriormente assumidas como o transporte a consultas e tratamentos médicos; o incentivo à natalidade; a gestão direta das refeições escolares e o transporte gratuito para todos os alunos do ensino secundário.
Este orçamento traduz a orientação estratégica de reduzir as taxas e os impostos municipais, destacando-se a aplicação do IMI familiar, as taxas mínimas de IMI para os prédios rústicos e urbanos, e a redução progressiva da participação na taxa de IRS, que no próximo ano acomoda uma nova redução para 3,5%.
É um orçamento que aposta, permanentemente, na cultura, com uma programação regular e de qualidade, que abre o Favo das Artes às associações locais e continua a descentralizar a programação para todas as freguesias do concelho.
Em 2024, o programa “Acesso para Todos” será reforçado com a dotação de 40.000€ para cada freguesia, tendo como finalidade melhorar as acessibilidades às habitações das famílias Mondinenses.
As empresas e os empresários do concelho poderão ver, neste orçamento, e através do programa InvestMondim e do arranque dos Bairros Comerciais Digitais, apoio nos seus processos de investimento, digitalização e crescimento.
A concretização de obras estruturantes para o concelho estão também previstas no orçamento para 2024, como é o caso do Edifício de Habitação 1º Direito (18 habitações), na Avenida Augusto Brito; o Plano de Valorização Integrado da Zona Ribeirinha do Tâmega e Cabril; a Valorização das Quedas do Rio Cabrão; a Casa Mortuária de Paradança; a Requalificação da Envolvente e Construção da Casa Mortuária do Bilhó, de Ermelo e de Vilar de Ferreiros; a Requalificação do Museu Municipal de Mondim de Basto; a Reabilitação da zona envolvente à Fonte do Trigo, a Zona de Recreio e Lazer da Ponte dos Cavacos de Vilar de Ferreiros; a Zona de Recreio e Lazer de Vilarinho; o Centro de Recolha Oficial de Animais e o Miradouro das Fisgas de Ermelo.
Além disso, define os projetos de execução, prepara as candidaturas e o financiamento para a execução do Centro de Turismo da Casa da Igreja; do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde da Sub-Região de Basto; da Requalificação Urbanística da Praça de Atei; das Áreas de Acolhimento Empresarial em Atei; da Via Circular Externa de Mondim de Basto e da Requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto.
Para o executivo municipal, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024 poderão materializar o maior investimento público no concelho, realizado pelo Município de Mondim de Basto na última década - com a incorporação do saldo de gerência que é expectável atingir cerca de 2,5 milhões de euros -, definindo assim um Orçamento Municipal que superará os 20 milhões de euros.
Num contexto nacional e europeu que revela um quadro de exigência e dificuldades para as instituições, empresas e famílias no próximo ano, a autarquia Mondinense mantém a esperança num futuro melhor para todos os Mondinenses e um novo ano produtor de novos investimentos e mais coesão social.

Abertura_ Centros de Saúde_Tâmega e Sousa. EPE
Abertura dos Centros de Saúde no Dia das Eleições
Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Lotamento jovem
Compostagem

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão