Mondim de Basto constitui Agrupamento de Equipas de Sapadores Florestais

Constituição Agrupamento Sapadores Florestais

O Município de Mondim de Basto e a Associação Florestal de Compartes de Vilar de Ferreiros, assinaram um protocolo para a constituição de um Agrupamento de Equipas de Sapadores Florestais.

Como explica o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, "em áreas de intervenção próximas, é possível as equipas de Sapadores Florestais agruparem-se, por forma a haver maior operacionalidade e eficácia nas ações de gestão, manutenção e vigilância da floresta".

A articulação entre as duas equipas irá promover uma melhor coordenação e gestão de meios sempre que se verifique a necessidade de utilização de equipamento comum.

A articulação e cooperação previstas com a constituição deste Agrupamento de Sapadores Florestais vêm facilitar o desenvolvimento de ações que visam prevenir incêndios florestais, promover a gestão sustentável dos recursos florestais e garantir a proteção do ambiente natural. Vem também criar condições para a realização de candidaturas conjuntas para a aquisição de equipamentos e veículos florestais.