Mondim de Basto assinalou Dia da Floresta Autóctone com diversas ações de reflorestação

Dia da Floresta Autóctone

O Município de Mondim de Basto assinalou o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, com diversas ações de reflorestação pelo concelho.

No Monte de Paradela, propriedade do Município, começou a ser criado um povoamento de sobreiros, numa das áreas assolada pelos incêndios rurais dos últimos anos.

A criação deste mosaico de folhosas e a opção por sobreiros tem também como objetivo minimizar o impacto do abate desta espécie ocorrido na zona da Barca, Freguesia de Atei, por força da obra de construção de uma via estruturante, que liga o concelho de Mondim de Basto a Cabeceiras de Basto e à autoestrada A7.

Esta manhã, os utentes da Associação de Solidariedade Social Atei Contigo e os alunos do Jardim de Infância de Atei, foram responsáveis pela plantação de 120 árvores autóctones, nomeadamente, carvalhos e amieiros, no Alto de Bormela, Freguesia de Atei.

Esta ação foi desenvolvida numa área intervencionada pelos sapadores florestais para a remoção de árvores resinosas e, também, para o desbaste de matos.

Estiveram envolvidas nestas ações de reflorestação todas as Equipas de Sapadores do concelho de Mondim de Basto, o Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF) do ICNF e a Junta de Freguesia de Atei.

Estas ações de ordenamento e gestão sustentável das áreas florestais do concelho pretendem contribuir para um Mondim + Verde!