Campeonato Regional de Basquetebol disputado por equipa feminina do CDM Mondim de Basto

basket2No passado dia 17 de Fevereiro fomos acompanhar o jogo do Campeonato Regional de Basquetebol Juniores Sub 19, disputado pela equipa feminina do Centro Desportivo Municipal (CDM) de Mondim de Basto e o Acert Tondela.

Apesar da ansiedade vivida antes do início do jogo, a equipa mondinense revelou-se determinada acabando mesmo por inaugurar o marcador.

Este sentimento de insegurança manifestado pela equipa do CDM advém do facto deste ser o primeiro ano em que se apresentam a competir a nível federado. "O facto de ser um campeonato federado é mais exigente, mas também é mais motivador porque nos obriga a fazer sempre melhor", explica Liliana Mourão, capitã desta formação.

Duarte Martins é o treinador dos diferentes escalões que compõem esta modalidade e revela que "a introdução do basquetebol no concelho surgiu como uma oportunidade para o escalão feminino praticar uma modalidade desportiva".

Esta equipa foi constituída há cerca de dois anos por um grupo de amigas que já praticavam basquetebol durante o ano lectivo e que se organizaram para apostar seriamente na modalidade.

Deste primeiro ano de competição o treinador destaca a evolução táctica das atletas e o espírito de entrega com que encaram cada desafio porque afirma que "há aspectos técnicos que deveriam ter sido adquiridos em tenra idade e que só agora estão a aprender, o que torna mais difícil o seu aperfeiçoamento e concretização".

No seu entender o basquetebol é uma aposta com futuro: "o número de inscrições e de praticantes tem vindo a aumentar e estamos mesmo a ponderar a hipótese de dar formação às atletas mais velhas, para integrarem a equipa técnica e assim poderem acompanhar os escalões mais jovens", adianta Duarte Martins.

"A equipa de basquetebol feminino surgiu duma forma espontânea e respondeu à vontade deste grupo de amigas que desta forma tiveram oportunidade de praticar a modalidade que escolheram. Este é um bom exemplo do rumo que deve seguir o Centro Desportivo Municipal nos próximos tempos", afirmou o Presidente da autarquia.

Humberto Cerqueira explicou ainda que pretende "que o CDM seja um complemento do bom trabalho desenvolvido pelas associações do concelho. O CDM vai continuar a dinamizar actividades alternativas, como o basquetebol ou o voleibol, mas também com especial atenção às idades para as quais não existe qualquer tipo de oferta, como é o caso dos Núcleos "Mexa-se" e "Seniores em Forma".

O Centro Desportivo Municipal foi criado com o objectivo de motivar os jovens para a prática desportiva e o facto da participação nas diferentes modalidades ser gratuita, permite abranger todas as classes sociais. Por isso, pratique desporto que nós apoiamos!