Executivo Municipal aprovou apoio de meio milhão de euros à Associação de Solidariedade Social das Aldeias do Concelho de Mondim de Basto

Projeto Lar em Vilarinho

A Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, por unanimidade, na sua Reunião Ordinária de 26 de outubro, atribuir um apoio financeiro, no valor de € 500 000,00, à Associação de Solidariedade Social das Aldeias do Concelho de Mondim de Basto.

Esta comparticipação financeira destina-se a apoiar a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), para apoio a pessoas idosas do concelho de Mondim de Basto, que aquela instituição vai levar a efeito e para o qual apresentou candidatura à atribuição de fundos da União Europeia, bem como candidatura à celebração de acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, I.P., da qual se encontra, ainda, a aguardar aprovação.

Esta nova infraestrutura, a ser edificada no Lugar de Vilarinho, Freguesia de Vilar de Ferreiros, terá capacidade para 30 utentes, o que irá contribuir também para o aumento de postos de trabalho no concelho.

O Executivo Municipal de Mondim de Basto considera que a ampliação da rede de apoio residencial para idosos se reveste de grande importância para o concelho, que regista um défice de camas e de unidades de acolhimento de pessoas idosas e de mobilidade reduzida.

Reconhece, também, que as entidades do setor social e solidário, espalhadas por todo o território, são um pilar fundamental na resposta aos cidadãos, em particular aos mais vulneráveis, pela sua proximidade, bem como pela maior capacidade de resposta às situações de carência ou de desigualdade social.

Trata-se, por isso, de um projeto muito ansiado pela comunidade, que merece ser apoiado pelo Município.