Mondim de Basto promove projeto de compostagem comunitária

Compostagem na Zona

“Compostagem na Zona” é o nome da campanha de compostagem que o Município de Mondim de Basto está a promover junto da população local.

Trata-se de um projeto abrangente que envolve a recolha seletiva de verdes, a compostagem doméstica e a compostagem comunitária, que tem como finalidade o tratamento local dos resíduos orgânicos e a redução do envio desses resíduos para o aterro permitindo, simultaneamente, a sua reciclagem e transformação num fertilizante rico em nutrientes para aplicar na horta ou jardim, promovendo a Economia Circular.

O Município avançou já com a promoção do projeto nos estabelecimentos de ensino e nas IPSS do Concelho, tendo também já desenvolvido uma sessão de divulgação para a comunidade local em geral.

No que se refere à recolha seletiva de verdes, o Município vai avançar com a colocação de contentores castanhos em todos os cemitérios do Concelho, facilitando assim o processo de separação e recolha destes resíduos.

A compostagem doméstica está a ser incentivada, sobretudo, nos estabelecimentos de ensino e IPSS do concelho - pelo elevado número de utentes e consequente volume de produção de resíduos -, tendo sido já distribuídos compostores domésticos nestas instituições e entregues baldes castanhos, para motivar a participação na separação e reciclagem dos biorresíduos produzidos.

Para a execução da compostagem comunitária vai ser instalada uma ilha de compostagem na Zona Verde de Mondim de Basto, destinada à comunidade em geral, ainda que de acesso condicionado e limitado a 100 participantes.

Podem participar na compostagem comunitária os cidadãos residentes na área envolvente ao espaço de compostagem comunitária, maiores de 18 anos, que pretendam valorizar localmente os seus biorresíduos, e que formalizem a sua intenção através de formulário disponível no site do Município, em https://municipio.mondimdebasto.pt/index.php/servicos-municipais/ambiente/compostagem-na-zona.html.

Os restaurantes e similares também podem participar neste projeto, desde que manifestem esse interesse junto da autarquia de Mondim de Basto.

Aquando da inscrição será entregue, a cada cidadão, um balde de 7L e um cartão de acesso ao compostor, e aos restaurantes e similares será entregue um contentor de 80L com pedal.

O projeto Compostagem na Zona é financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RECOLHABIO - Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Vamos tornar Mondim de Basto mais sustentável!
Participe.