USF Senhora da Graça dedica 2º Simpósio à Hipertensão Arterial

II Simpósio USF Senhora da Graça

A Unidade de Saúde Familiar - USF Senhora da Graça, promove durante o dia de hoje o II Simpósio da unidade, este ano com o tema “Nas Asas da Hipertensão”.

A Hipertensão Arterial é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, sendo que 40% da população portuguesa é hipertensa.

Promover a consciencialização pública sobre o perigo desta doença e partilhar conselhos no que respeita à prevenção e ao controle dos fatores de risco associados a esta patologia, são os objetivos desta jornada de trabalho.

No período da manhã, destaque para as intervenções do Dr. Victor Sanfins, Assistente Graduado Sénior de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, que abordará o tema das “Arritmias e morte súbita”; segue-se a intervenção da Professora Doutora Carla Morgado, do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga, que vem falar sobre "Um cérebro em (hiper)tensão”; e a fechar a manhã de trabalho, o Dr. Romeu Mendes, Médico Assistente de Saúde Pública no ACeS Marão e Douro Norte, abordará a questão da "Promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários".

No período da tarde a temática dos "Alimentos e nutrientes: Impacto no risco ardiovascular" será abordada pela Dr.ª Dulce Lemos, Nutricionista do ACeS Alto Ave/Vizela/Terras de Basto. "A viagem da hipertensão na USF Senhora da Graça" será apresentada pelos médicos da USF Senhora da Graça, Dr.ª Sandrina Freitas e Dr.º Gonçalo Fernandes.

O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, esteve presente na sessão de abertura dos trabalhos e elogiou o painel de oradores e de convidados deste segundo simpósio, tendo ainda destacado a importância do tema, mas também da partilha de conhecimentos especializados entre os profissionais de saúde que, diariamente, prestam cuidados às populações.

Aos profissionais de saúde da USF Senhora da Graça e aos utentes do concelho, o autarca manifestou a total disponibilidade para colaborar nas ações que promovam o bem-estar e a saúde de todos Mondinenses.