Mondim de Basto recebeu participantes do Minho Wine Experience

Minho Wine Experience em Mondim de Basto

Turismo, Cultura, Gastronomia, Desporto e Vinho do Ave foi o desafio lançado pela Comunidade Intermunicipal do Ave com o projeto “Minho Wine Experience” e que trouxe, no passado dia 10 de setembro, a Mondim de Basto, dezenas de cicloturistas.

Este projeto de eno-cicloturismo associa o desporto e turismo ao universo do vinho, história local, gastronomia e produtos regionais.

De bicicleta, a pé e de autocarro, os participantes percorreram roteiros singulares que incluíram percursos ricos em história, cultura e conhecimento, com paragens ao longo do caminho para interagir e usufruir do melhor que a região oferece.

Neste domingo o Minho Wine Experience iniciou na Póvoa de Lanhoso e envolveu uma passagem pelo Castelo de Póvoa de Lanhoso e pela Quinta do Minho. O roteiro seguiu para Vieira do Vinho, onde os participantes puderam visitar o Centro Cultural Casa de Lamas. Em Cabeceiras de Basto o percurso incluiu a visita ao Mosteiro de São Miguel de Refojos e à Casa da Tojeira.

A chegada a Mondim de Basto os participantes tiveram à sua espera a "Wine Food Experience", que decorreu no restaurante Casa do Lago.

O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, que recebeu os visitantes, falou das potencialidades naturais e gastronómicas do concelho de Mondim de Basto, destacando também a frescura dos vinhos verdes de Mondim de Basto e desafiou os participantes e explorarem o território e a surpreenderem-se com o bem-receber das gentes de Mondim.