Câmara de Mondim de Basto vai apoiar as despesas de transporte a todos os estudantes do ensino superior do Concelho

Apoio ao Transporte Estudantes Universitários

O Município de Mondim de Basto está a proceder à alteração do Regulamento de Apoio ao Transporte de Estudantes do Ensino Superior Residentes no Concelho de Mondim de Basto, que se encontra em vigor desde o ano passado, para poder enquadrar uma comparticipação adicional do custo das deslocações, que se estendem para além das rotas de transporte já assumidas pelo Município.

No ano letivo passado, a autarquia de Mondim de Basto definiu três rotas que ligam a sede de concelho às cidades mais próximas, nomeadamente, a rota Mondim de Basto / Vila Real, a rota Mondim de Basto / Amarante / Porto e a rota Mondim de Basto/ Guimarães / Braga, assumindo o transporte de 80 estudantes do concelho com recurso a viaturas próprias dos serviços municipais.

Este ano, é intenção do executivo municipal alargar este apoio, assumindo também a despesa das viagens que se estendam para além das referidas rotas.

Assim, mediante a apresentação do respetivo bilhete, todos os estudantes do concelho que se encontrem a frequentar o Ensino Superior, e que tenham formalizado a sua candidatura junto dos serviços da Câmara Municipal, poderão usufruir deste apoio adicional ao transporte já assegurado pela autarquia.

Recorde-se que as carreiras irão continuar a funcionar às sextas-feiras e aos domingos, permitindo que estes alunos possam regressar a Mondim de Basto e visitar as suas famílias durante os fins-de-semana.

Como explica o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “percebemos que as despesas de deslocação constituem um grande encargo para as famílias e com esta medida social vamos permitir que muitos estudantes possam prosseguir o seu percurso académico sem comprometer as suas ligações à família e à terra natal”.

Os estudantes interessados em usufruir deste apoio poderão formalizar ou renovar a sua candidatura junto do Balcão Único da Câmara Municipal ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

As condições de acesso ao apoio ao transporte podem ser consultadas no site do Município em https://municipio.mondimdebasto.pt/index.php/servicos-on-line/balcao-unico/regulamentos.html