Festas do Concelho atraíram milhares de pessoas a Mondim de Basto

Mondim de Basto esteve em festa, entre 21 e 25 de julho, com um programa de animação variado que atraiu autênticas multidões aos concertos e restantes iniciativas populares.

Grandes nomes como Quim Barreiros, Diogo Piçarra, Quim das Remisturas, Orangotang e Banda Sense encheram as ruas da Vila de música, dança e animação.

A segunda edição da iniciativa “Todos à Rua”, inédita nas Festas do Concelho, animou a Zona Histórica da Vila, proporcionando diversidade musical e momentos de convívio entre os Mondinenses e os milhares de pessoas que visitaram o concelho durante as festividades deste ano.

A tão esperada e inesquecível Noite de Romeiros de S. Tiago ultrapassou o número dos grupos participantes do ano passado, contando este ano com 42 grupos do concelho e da região, que com os seus trajes, modinhas e merendeiros, promoveram a partilha e o entusiasmo entre residentes e visitantes.

No dia 25 de julho, Dia do Município, a Câmara Municipal homenageou, em Sessão Solene, a Associação Cultural e Recreativo de Santa Luzia de Vilar de Viando, o Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho e o Rancho Folclórico e Juvenil de Vilar de Ferreiros pela empenhada articulação e sensibilização, pela proximidade ao que mais nos une e pela preservação contínua dos símbolos da cultura Mondinense.

Ainda neste dia, destaca-se a realização das cerimónias religiosas, com a Eucaristia e a Procissão Solene em honra dos Padroeiros S. Cristóvão de Mondim de Basto e S. Tiago, acompanhada pela Banda Filarmónica Mondinense e a Banda de Música de São João da Madeira.

O Despique de Bandas, no Auditório Adriano Correia de Oliveira, fechou o programa das Festas do Concelho com grande adesão do público.

O executivo municipal faz um balanço bastante positivo das Festas do Concelho de 2023, que continuaram focadas na tradição e identidade de um povo, dando a oportunidade de envolver toda a comunidade Mondinense e criando, também, grande dinamismo no comércio e economia local.