Fisgas de Ermelo pré-finalistas das 7 Maravilhas Naturais de Portugal

fisgas2

São já conhecidos os 77 pré-finalistas do projecto "7 Maravilhas Naturais de Portugal" e as Fisgas de Ermelo integram a lista dos mais votados.

Estiveram a concurso 323 Monumentos Naturais representativos de todas as regiões de Portugal Continental e Ilhas, tendo sido escolhidos apenas aqueles que melhor correspondiam aos critérios de selecção sugeridos pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, pela Liga para a Protecção da Natureza, pela Quercus e pela National Geographic, nomeadamente, a beleza, a importância ecológica, o significado histórico e cultural e o estado de conservação.

O próximo passo será escolher as 21 Maravilhas finalistas que serão apresentadas para votação do público, a partir do dia 7 de Março. Nesta lista terão que estar presentes, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Importa referir que as "Fisgas de Ermelo" e o "Douro Internacional", embora este último enquadrado numa candidatura Multi-Distrito, são as únicas Maravilhas do distrito de Vila Real que continuam a concurso. Este facto vem confirmar o lugar de destaque que a nossa maravilha natural alcançou na região, que aqui se coloca ao lado do "Douro Internacional", património da UNESCO.

A Câmara Municipal continua empenhada na prossecução desta candidatura, tendo vindo a disponibilizar todos os elementos que vão sendo solicitados pela "New 7 Wonders Portugal", entidade organizadora do concurso.