Programa Aldeia Segura Pessoas Seguras implementado na aldeia de Vila Chã

Aldeias Seguras - Vila Chã

Foi, esta quinta-feira, apresentado à população da aldeia de Vila Chã, freguesias de Bilhó e Vilar de Ferreiros, o Programa Aldeia Segura Pessoas Seguras.

Trata-se uma ação de capacitação que se encontra a ser desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, que inclui a nomeação de um Oficial de Segurança da Aldeia, bem como a apresentação de medidas de autoproteção à população, fundamentais no caso de ocorrer um incêndio rural que possa afetar a aldeia.

Este programa Aldeia Segura Pessoas Seguras, respeita normas e procedimentos definidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e tem como objetivo formar uma população mais resiliente e preparada para se auto proteger em caso de incêndio rural.

No concelho de Mondim de Basto, e a par da aldeia de Vila Chã, este programa já se encontra implementado em Travassos, em Carrazedo de Ermelo e em Paço, tendo este ano sido revistos e definidos novos procedimentos com os oficiais de segurança locais.

O projeto Aldeia Segura Pessoas Seguras tem contado com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nomeadamente no que diz respeito à disponibilização de equipamento, material informativo e sinalética destas aldeias que apresentam aglomerados populacionais mais isolados e inseridos em áreas densas de povoamento florestal.