Levadas do Alvão: o novo produto turístico para explorar em Mondim de Basto

I Conferência Levadas do Alvão

Decorreu, hoje, em Mondim de Basto a primeira conferência dedicada às Levadas do Alvão, um novo projeto de promoção turística do concelho, que o Município de Mondim de Basto está a lançar e que tem também um importante papel social, económico e cultural.

A I Conferência “Levadas do Alvão”, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e de um painel de convidados muito diversificado onde se incluiu: Susana Fontinha, representante da Secretaria Regional do Ambiente, da Região Autónoma da Madeira, a Diretora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, o Geógrafo e Investigador Raimundo Quintal, o Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, o Presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, António Marques Vidal e a empreendedora e docente universitária, Isabel Sousa.

O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, apresentou o Projeto Levadas do Alvão que, “neste momento integra cinco levadas, que são as que já são mais utilizadas pelas empresas de animação turística, mas com uma perspetiva de alargar esta rede a levadas existentes no concelho e nos concelhos vizinhos”.

O autarca Mondinense apresentou, também, a plataforma “levadasdoalvao.pt”, onde é disponibilizada informação sobre as cinco levadas que integram o novo projeto turístico: a Levada de Piscaredo, a de Vilarinho, a da Porca Russa, a do Moinho do Lombo e a de São João São, e que visa facilitar a visitação no concelho.

Um trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver com empresários locais e animadores da área do turismo, de modo a criar um produto que traga valor e dinamismo ao concelho.
O Presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, destacou o empenho da autarquia na promoção das Levadas do Alvão, um produto que considera de “grande potencial para o turismo, não só da região mas de todo o país por ser um ativo único em território continental”.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, incentivou a autarquia a avançar com este projeto e na estruturação de novos projetos turísticos porque "o turismo é o dinamizador das economias locais, particularmente, dos territórios do interior”. Falou ainda de uma nova medida do governo, a Agenda do Turismo para o Interior, que vem apoiar projetos públicos e privados para o interior. Um instrumento importante para as entidades públicas e privadas tirarem partido.

Os painéis temáticos apresentados nesta I Conferência das Levadas do Alvão concretizaram momentos importantes de partilha de experiências e conhecimento em torno das levadas, da coesão dos territórios e do desenvolvimento sustentável.

A jornada de trabalho encerrou com uma visita às Levadas do Alvão.