Carta Arqueológica de Mondim de Basto apresentada a 29 de Janeiro

No próximo dia 29 de Janeiro a Câmara Municipal de Mondim de Basto vai apresentar à comunidade a Carta Arqueológica do concelho, elaborada pelo arqueólogo do município, António Pereira Dinis. Esta obra é o resultado de 30 anos de trabalho de campo realizado no concelho, tendente à salvaguarda da memória colectiva.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto identifica e caracteriza todos os elementos de valor patrimonial de matriz arqueológica, num total de mais de uma centena de itens. Destacam-se pela quantidade e qualidade científica, um conjunto de estações rupestres, diversos povoados desde o Calcolítico à Idade do Ferro, sítios ligados à mineração e transformação de metal, assim como diversas estruturas ligadas às práticas agro-silvo-pastorís, que são uma marca do território desde tempos imemoriais até aos nossos dias.

Marcarão presença nesta apresentação o Doutor Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa e o Doutor João Ribeiro, Sub-Director do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

A sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto realiza-se às 21:00 horas no Auditório da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações