Carta Arqueológica de Mondim de Basto apresentada a 29 de Janeiro

No próximo dia 29 de Janeiro a Câmara Municipal de Mondim de Basto vai apresentar à comunidade a Carta Arqueológica do concelho, elaborada pelo arqueólogo do município, António Pereira Dinis. Esta obra é o resultado de 30 anos de trabalho de campo realizado no concelho, tendente à salvaguarda da memória colectiva.

A Carta Arqueológica de Mondim de Basto identifica e caracteriza todos os elementos de valor patrimonial de matriz arqueológica, num total de mais de uma centena de itens. Destacam-se pela quantidade e qualidade científica, um conjunto de estações rupestres, diversos povoados desde o Calcolítico à Idade do Ferro, sítios ligados à mineração e transformação de metal, assim como diversas estruturas ligadas às práticas agro-silvo-pastorís, que são uma marca do território desde tempos imemoriais até aos nossos dias.

Marcarão presença nesta apresentação o Doutor Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga, Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa e o Doutor João Ribeiro, Sub-Director do IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.

A sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Mondim de Basto realiza-se às 21:00 horas no Auditório da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.