Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave realizou ação de capacitação para os autarcas locais

Capacitação Autarcas Locais

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave realizou, no passado dia 26 de maio, em Mondim de Basto, uma ação de capacitação dirigida para os autarcas locais, no âmbito da importância da Proteção Civil, do seu funcionamento e comunicação.

A sessão, que contou com a participação de todos os Presidentes de Junta e Uniões de Freguesia do Concelho e dos técnicos afetos ao Serviço Municipal de Proteção Civil, abordou temas como a Lei de Bases da Proteção Civil, o papel dos presidentes de Junta de Freguesia enquanto agentes de proteção civil, bem como a importância da informação à população.

O Plano de Operações Sub-Regional do Ave 2023, elaborado na sequência da implementação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), foi também apresentado, sendo um instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional para todos os agentes de proteção civil.

Informar e conhecer as funções que estão atribuídas e cada entidade, é fundamental para um planeamento mais eficaz das ações e para a constituição de uma sociedade mais resiliente.