2ª edição do “Abre Asas Até Mondim” trouxe maior dinamismo a Mondim de Basto

Caminhada Levadas do Alvão

Os fins-de-semana do mês de abril ficaram marcados por uma forte dinâmica económica, desportiva, cultural e gastronómica, no concelho de Mondim de Basto.

A 2ª edição do programa “Abre Asas Até Mondim” chamou novos visitantes ao concelho, que puderam desfrutar do contacto direto com a natureza em eventos singulares como as caminhadas pelas “Levadas do Alvão”, a largada de trutas no Rio Cabril, os voos de parapente, os passeios de todo-o-terreno, o trail Fisgas de Ermelo, o rafting e o canyoning, promovidos em parceria pelo Município, as associações locais e as empresas de animação turística.

A nível cultural, destacam-se as salas cheias nos espetáculos de teatro, que estão também a percorrer as freguesias; nos concertos da 2ª edição do Rock no Favo e no espetáculo de celebração do 25 de Abril.

A 2ª edição do Rock no Favo decorreu de 15 a 30 de abril e levou ao palco do Favo das Artes – Casa da Cultura, a música de grandes bandas do rock português: Joana Espadinha, Zé toca Dylan, The Happy Mess, Ecos da Cave e a banda mondinense Orangotang. Um projeto de celebração do rock, que esgotou em todos os concertos a lotação do auditório e proporcionou momentos marcantes entre os amantes do rock e os seus criadores artísticos.

As Comemorações do 25 de Abril foram vividas em comunidade e contaram com o envolvimentos das associações locais, nomeadamente, a Associação Regional e Cultural As Concertinas de Mondim, a Banda Filarmónica Mondinense, o Grupo de Cantares de S. Bartolomeu de Pedra Vedra, o Grupo Coral e Artístico Nossa Senhora da Graça e o Rancho Folclórico e Juvenil de Vilar de Ferreiros, que promoveram, na noite de 24 de abril, no Favo das Artes, um momento cultural que pretendeu celebrar este marco importante da história de Portugal.

No dia 25 de abril decorreram, nos Paços do Concelho, as cerimónias oficiais de celebração do 25 de Abril com a Sessão Solene da Assembleia Municipal e o Hastear das Bandeiras.

A gastronomia Mondinense, particularmente os pratos confecionados com a suculenta carne maronesa também estiveram em evidência, neste mês de abril, nos restaurantes da Vila. O Fim-de-Semana Gastronómico promovido pela Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre os dias 14 e 16 de abril, contou com a adesão de oito restaurantes locais e promoveu a gastronomia e os vinhos típicos do concelho. Sete empreendimentos turísticos também se associaram a esta iniciativa e ofereceram um desconto de 10% nas noites de sexta e sábado.

O programa “Abre Asas Até Mondim” cumpriu, uma vez mais, o objetivo de atrair a Mondim de Basto, muitos visitantes que dinamizaram social e economicamente o concelho, criando uma oferta turística integrada e capaz de contribuir para ultrapassar a sazonalidade turística.