Apresentação Agenda Cultural

Rock no Favo, Residências Artísticas, Humor e Associativismo dinamizam Mondim de Basto nos meses de abril, maio e junho

Uma forte dinâmica cultural, desportiva e associativa marca a nova agenda cultural de Mondim de Basto, para o trimestre que agora se inicia.

Abril arrancou com a segunda edição do programa “Abre Asas até Mondim”, dedicando os fins-de-semana aos desportos de natureza, à melhor gastronomia e aos melhores espetáculos.

Falamos, concretamente de caminhadas pelas Levadas do Alvão, dos voos de parapente, de passeios de todo-o-terreno, do rafting, do canyoning e do Trail Fisgas de Ermelo; mas também da II Edição do Rock no Favo - com espetáculos de Joana Espadinha, Zé toca Dylan, The Happy Mess, Ecos da Cave e da banda mondinense Orangotang -, das Músicas que celebram Abril; e da melhor gastronomia, onde os pratos confecionados com a suculenta carne maronesa vão estar em destaque nos restaurantes da Vila, durante o Fim-de-Semana Gastronómico da Porto e Norte, que se realiza de 14 a 16 de abril.

Em maio, o humor de Guilherme Duarte, as residências artísticas “Raiz Pivotante” e a Companhia Inglesa Sealskin, que fazem a sua estreia no palco do Favo das Artes; as apresentações dos livros “S. Vicente de Ermelo”, de Eduardo Teixeira Lopes e “O Perigoso Pacifista”, de Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas; as sessões de cinema e a exposição do Centenário de José Saramago, comprovam que Mondim de Basto é um concelho aberto à multiplicidade artística e cultural.

As atividades desportivas e associativas também assumem, em maio, um papel importante na dinamização económica e social do concelho, destacando-se a realização do I Car Spot, na Rampa Senhora da Graça; da Copa América Jiujitsu; a passagem do Rally de Portugal, no dia 13 de maio; o III Passeio Rota dos Miradouros e da N304 e do Alvão Natura – Feira Internacional de Desportos de Natureza.

O mês de junho é o mês da celebração do segundo aniversário da Favo das Artes – Casa da Cultura. Um espaço privilegiado de acesso à cultura nas mais variadas vertentes e aberto a públicos de todas as idades.

O espetáculo “Musikando” do Tio Óscar abre, no dia 3 de junho, os festejos do aniversário do Favo das Artes e à noite, os Virgem Suta sobem ao palco para um concerto cheio de portugalidade onde não vão faltar o adufe e o cavaquinho.

No dia 4 de junho, o escritor Raul Minh’Alma vai encontrar-se, na Biblioteca Municipal, com os leitores Mondinenses e falar dos seus livros, da sua paixão pela escrita e das mensagens inspiradoras que transmite.

Em junho celebra-se também a Solenidade do Corpo de Deus, onde as ruas da Vila são dignamente enfeitadas com passadeiras de flores e as janelas e varandas adornadas com as antigas colchas de cetim e de damasco, para a passagem do Santíssimo Sacramento.

O Granfondo Terras de Basto, o Encontro de Concertinas, as sessões de cinema infantil e os festejos do São João, na Praça do Município vão permitir a visitantes e residentes desfrutar do magnífico património natural, imaterial e construído de que o concelho é detentor.

Mondim é Vida. Visite-nos!

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Doce Mel Inscrições
Romeiros Inscrições

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão