Combate à Vespa Velutina

Armadilha Vespa Velutina

O Município de Mondim de Basto, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, implementou, em 2022, a rede de armadilhagem de combate à vespa velutina.

Nesse sentido, todos os meses tem vindo a monitorizar e a manter estas armadilhas, que estão espalhadas por todo o concelho, cobrindo as áreas com maior incidência de ninhos.

No último ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil, procedeu à identificação e destruição de 216 ninhos de vespa velutina Nigrithorax. Os ninhos intervencionados ficam identificados com o símbolo da proteção civil municipal e o respetivo ano em que a intervenção é realizada.

Aos munícipes, e em caso de deteção de ninho de vespa velutina, a autarquia apela ao contacto com o Serviço Municipal de Proteção Civil ou a respetiva Junta de Freguesia para que se proceda à sua identificação e destruição, tão breve quanto possível.