Tradicional Leilão das Carnes anima Aldeia de Travassos

Cartaz Leilão das Carnes 2023

Nos dias 11 e 12 de fevereiro a tradição, a história e a animação popular regressam à Aldeia de Travassos com a realização do Leilão das Carnes.

O Leilão das Carnes de Travassos é um costume antigo, que a autarquia de Mondim de Basto e a população local pretendem preservar, que marca o domingo magro de carnaval, com momentos de animação, descoberta e partilha de saberes.

O programa de animação da edição deste ano do Leilão das Carnes recria algumas das vivências da Aldeia - como é o caso da fogueira comunitária, da cozedura do pão e do próprio leilão das carnes - mas também proporciona novas experiências num ambiente tranquilo e revigorante.

No sábado, dia 11 de fevereiro, Travassos convida a conhecer a importância do pão, numa conferência que terá início às 15:00 horas, junto da Capela de Santa Bárbara. Segue-se um momento de animação com o acender da fogueira comunitária, pão, caldo e música para todos os visitantes.

No domingo, as atividades iniciam com uma caminhada que vai ligar o Largo da Poça de Vilarinho à Aldeia de Travassos. Um percurso linear, com 9km de distância, que vai percorrer o rico património natural e histórico destas aldeias.

As bancas para a venda de produtos agrícolas, fumeiros e carnes de elevada qualidade; os doces e os vinhos verdes; as tasquinhas de petiscos e do Maronês; a exposição de animais; o espaço criança; a sessão de pilates e o grupo Farra Fanfarra, vão dinamizar a aldeia até ao anoitecer.

Aceite o convite e reviva connosco as tradições mais genuínas do nosso concelho!