Montaria ao Javali retomada no concelho

Montaria ao Javali

O Município de Mondim de Basto organizou, no passado dia 07 de janeiro, a primeira montaria ao javali da época venatória 2022/2023.

A elevada adesão de caçadores, que se deslocaram não só do distrito, mas também de outras zonas do país, e o abate de 7 javalis comprovam o sucesso e a importância do evento para a reorganização da Zona de Caça Municipal e para a correção de densidades da espécie existente no concelho.

O dia de confraternização iniciou pelas 08:00 horas com o tradicional “mata-bicho”, seguindo-se o sorteio das portas.

A partida dos caçadores para a área da montaria deu-se às 09:30h, devidamente acompanhados por 5 matilhas de cães, responsáveis por cercar os javalis e atrai-los para os caçadores.
Esta jornada cinegética encerrou ao anoitecer com o mata-pendura dos animais abatidos e um jantar convívio.

Este evento contou com a colaboração do Clube de Caça e Pesca de Mondim de Basto e com o apoio das Juntas de Freguesia e do Conselho Diretivo de Baldios de Campanhó.